03/11/2008

Notícas da Imprensa

Finanças empatam Cabo Espichel

A autarquia aguarda luz verde do Governo para vencer o impasse de 10 anos e avançar com a requalificação do santuário e da zona envolvente.

Vera Mariano

Expresso de 5 de Dez de 2008

Até agora a Câmara só conseguiu levar a cabo intervenções mínimas
A dois anos de se assinalarem os 600 anos sobre o início do culto a Nossa Senhora do Cabo Espichel, uma das mais antigas manifestações religiosas no país, o município já iniciou o programa de comemorações para "colocar o Cabo Espichel na ordem do dia".

A vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, garante vai continuar a chamar a atenção da administração central para a importância da recuperação do património "único" do Cabo Espichel, um processo que está num impasse há cerca de dez anos.

Depois da Enatur ser adquirida pelo Grupo Pestana e ter abandonado a ideia de instalar uma pousada no edifício do santuário, a autarquia procurou chamar a atenção do Governo para recuperar aquele património e definir um novo modelo de utilização do espaço.

Uma pequena estalagem com poucos quartos, além de restauração, cafetarias e áreas comerciais, com lojas de artesanato, são alguns exemplos do que o projecto poderá contemplar, com vista à requalificação da zona envolvente e do próprio santuário, propriedade da Confraria do Cabo Espichel. No entanto, a autarquia continua à espera da decisão da Direcção Geral de Finanças para avançar com "um projecto em que será procurado um financiador privado para a recuperação do edificado".

Património a degradar-se

A autarca lamenta que este património "único no país e na Europa" continue a degradar-se. A expensas próprias, a câmara já realizou algumas intervenções, nomeadamente a requalificação do adro que permitiu acabar com o pó e a lama naquele local e a pintura da fachada do santuário. Mas Felícia Costa sublinha que "são intervenções mínimas" e o Cabo Espichel "precisa de um programa financeiro que permita a recuperação da totalidade do património".

Com o objectivo de requalificar a zona envolvente, construir um parque de estacionamento, colocar iluminação pública e recuperar a Mãe d' Água, a autarquia candidatou um projecto ao QREN que, no entanto, não foi aprovado. Ainda assim, Felícia Costa afiança que a electrificação do Cabo vai avançar em breve e o restante projecto "será realizado faseadamente".

Entretanto, a celebração dos 600 anos da existência da Confraria do Santuário do Cabo Espichel iniciou-se no passado fim-de-semana, com a realização das primeiras Jornadas Etnográficas, e prolonga-se até 2010. "É a celebração da devoção religiosa a Nossa Senhora do Cabo e da riqueza deste património. Foi um lugar de culto muito importante que ao longo dos anos se foi perdendo. Queremos recuperar o vigor desse culto", refere a autarca.


Alfarim a caminho da modernidade

A requalificação do Largo de Alfarim já se encontra a decorrer e deverá estar concluída em Dezembro, a tempo das festas desta localidade.

Zonas de lazer e convívio, espaços verdes, instalações sanitárias e novos lugares de estacionamento são algumas das melhorias que vão tornar este espaço mais aprazível.
Este projecto, orçado em perto de 133 mil euros, tem como principais objectivos a renovação do jardim existente, a organização do estacionamento, a reanimação do mercado tradicional, o melhoramento das infra-estruturas de apoio às festividades e a anulação das barreiras arquitectónicas e da rede eléctrica aérea.


O que vai acontecer na zona de Alfarim e localidades próximas

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Lagoa - Meco, segundo Augusto Pólvora, entrará em fase de testes ainda este ano.

A construção do emissário que serve a ETAR ainda não está adjudicada mas quando as duas construções estiverem concluídas a ETAR da Lagoa- Meco terá a mesma característica da ETAR de Sesimbra que é a única da Península de Setúbal a funcionar com sistema de desodorização com recurso a silos vedados.

A Nova Ponte de Aiana

Na visita à freguesia de Castelo houve ainda tempo para ver "in loco" o projecto para a nova ponte de Aiana, cujas obras deverão arrancar no início do mês de Maio tendo uma duração aproximada de dois meses.

A rede de Saneamento de Alfarim
Avançadas estão, igualmente, as obras da rede de saneamento em baixa de Alfarim que terão novo impulso, para a segunda fase, ainda durante o verão de 2008.

Também a nova sala do jardim de infância de Alfarim constava do itinerário do executivo municipal que se congratulou com a possibilidade de, com 50 mil euros, criar mais 25 lugares em creche para crianças dos dois aos cinco anos já a partir de Setembro deste ano.

Na sessão ordinária da câmara municipal foram aprovadas, por unanimidade, a reformulação do largo de Alfarim, a requalificação Urbanística do Núcleo Central de Alfarim e da Estrada Nacional 377, e os Planos de Pormenor de Reconversão das AUGI's 3 e 9.

No final houve tempo para ouvir alguns dos munícipes que, após a explicação de todas as intervenções previstas para a aldeia, tinham algumas dúvidas quanto a prazos de execução e viabilidade de criar lugares de estacionamentos em detrimento de ciclovias, por exemplo.

Uma das preocupações manifestadas foi a incerteza de que as obras estejam terminadas a tempo dos festejos de Natal, que Alfarim celebra a 26 de Dezembro, e cuja tradição já se perdeu no tempo. O executivo garantiu que se o promotor da obra não der garantias que esteja tudo pronto em Dezembro a obra não começa. No entanto prevê-se que os prazos sejam cumpridos e que seja possível, em pouco mais de três meses, de Setembro a Novembro, efectivar a requalificação urbanística do Largo de Alfarim.

Sem comentários: