08/01/2009

As Festas de Alfarim - 26 de Dezembro e Procissão da Nossa Senhora da Conceição


Pela segunda vez em anos, estive em Alfarim, na Festa da Nossa Senhora da Conceição.

E gostei.

Nem sou dado a manifestações de religiosidade, mas acompanhei a procissão, as bandas a tocar, aquele povo que aos milhares encheu as ruas de Alfarim, e gostei muito.

Estive na Igreja, em silêncio a admirar os andores carregados de flores, o povo pagando promessas, acendendo velas, rezando.

Num canto o presépio, lindo, e muita gente. Forasteiros como eu, gentes de campo e mar que encheram por completo o largo central de Alfarim.

Agora renovada, a nova praça central de Alfarim parece-me maior, e mais espaçosa.

Manteve-se a fonte, e puseram-se mais árvores, e relva.

No local onde antes havia areia, há agora bom granito sobre o qual alguns pares dançaram durante algumas horas.

Depois do espectáculo a que não assisti, derivado à noite fria e à constipação que me acometia. houve um belissimo fogo de artifício, durante uns bons 20 minutos que iluminou os céus de Alfarim, como que a desejar BOM ANO para todos os que me lêem.

Esse vi da janela no quentinho da casa.






Tradição - ALFARIM EM FESTA
26 de Dezembro


Retirado do "Jornal de Sesimbra", 3 de Janeiro de 2006

"26 de Dezembro é data assinalada para as gentes de Alfarim.Esta é uma das mais antigas aldeias do concelho de Sesimbra, cujos primórdios remontam ao tempo em que os Mouros, por aqui andaram. E andaram por muito tempo.

Mas é a religiosidade e a Fé Cristã que, sempre neste dia 26, faz parar todos os alfarinheiros e muita gente deste concelho. É o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Alfarim.

Neste dia os filhos desta laboriosa aldeia, vestem os seus melhores fatos, engalanam as suas ruas e aprimoram a Igreja para a procissão em honra da sua padroeira.

Não exageramos se dissermos que esta é a segunda grande procissão de Sesimbra, logo depois da procissão do Senhor Jesus das Chagas.
É mesmo um lindo cortejo de vários andores floridos, sendo o último o da imagem da Senhora da Conceição. Seguem uns atrás dos outros aos ombros de mulheres e homens de capas brancas. E nem mesmo o mau tempo faz esmorecer os crentes e devotos desta Senhora.
Quis Deus que durante a procissão, deste ano, não chovesse. Foi bonito de se ver, tanta gente num cortejo, sob a orientação do Pároco da Freguesia do Castelo, que começava com a fanfarra dos nossos Bombeiros Voluntários, acompanhados pelas bandas filarmónicas de Azeitão e da Sociedade Musical Sesimbrense, onde se incorporaram também as autoridades autárquicas e muito povo anónimo.

Depois seguiu-se o arraial com muita música e divertimentos populares.

Assim se cumpriu a tradição, em Alfarim, um dia depois do Natal."

Sem comentários: