08/01/2009

Um forasteiro que gostou também de Alfarim


Há tempos atrás publicaram neste blog um comentário acerca do facto de, sendo eu um forasteiro, gostar tanto de Alfarim.

Tal como José Carlos Ezequiel, (fundador do Grupo Desportivo de Alfarim), nasci em Lisboa.

Doze anos depois dele, e na freguesia de S. João.

Vivo há 30 anos na freguesia do Socorro (Mouraria ), em Lisboa, onde nasceu o José Carlos.

Tal como o José Carlos Ezequiel aprendi a gostar de Alfarim.

Assim nasceu este blog.


Em Lisboa fundei uma associação que visa chamar a atenção dos responsáveis políticos e sociais para a situação em que o bairro se encontra.




Mas quem foi José Carlos Ezequiel?

José Carlos Ferreira Ezequiel nasce em Lisboa a 8 de Setembro de 1947. Natural da freguesia do Socorro, foi a capital portuguesa que o viu crescer.

Em 1976, no dia 5 de Junho, funda, juntamente com mais 11 pessoas, o Grupo Desportivo de Alfarim.

Sendo o sócio n.º12 do clube, desempenhou, durante vários anos, o cargo de presidente da Direcção, que alternou com o de presidente da Assembleia Geral.
Uma ligação que manteve durante muitos anos, tendo colaborado activamente no clube de 1976 a 1991, falhando apenas alguns mandatos.

Em 1977, por exemplo, é o responsável pela elaboração do estudo e coordenação da construção do Ringue de Alfarim e, em 1980/81, torna-se presidente da Comissão de Obras, ficando encarregue do estudo e construção do Centro Desportivo de Alfarim, com campo de futebol, pista de atletismo e campos de ténis.

No entanto, a sua ligação a Alfarim não se ficou apenas pelo plano desportivo. Sob o seu impulso, é construída também a primeira farmácia, posto médico e de enfermagem na aldeia, na década de 70.

Tornou-se deputado municipal por Sesimbra, e esteve sempre ligado a movimentos associativos deste concelho.

Conheça a vida deste grande homem:


Sem comentários: